quinta-feira, 28 de abril de 2011


                         Esta bela composição artística retratando um cenário carioca, é a capa de um disco do saxofonista americano, nascido em Los Angeles, estado da Califórnia, editado no ano de 1986, que realizou em parceria com o compositor e intérprete brasileiro Milton Nascimento.

sábado, 16 de abril de 2011


                       Aí está Jamelão, que se tornou extremamente conhecido como o "puxador" de samba da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, em plena Cinelândia no centro do Rio de Janeiro. Note-se o antigo e extinto cinema Império, que ficava entre os cinemas Pathé e Capitólio nesta mesma praça e calçada.

quinta-feira, 14 de abril de 2011



                        Nesta bela capa de disco, a se notar na fotografia da Baía de Guanabara, o letreiro com iluminação vermelha na Urca. Seria algo relacionado com a antiga TV Tupi ? Como esta foto é anterior aos anos 66, pode-se supor isso. Podemos comparar também, com uma das postagens iniciais, também numa foto noturna, como ainda não existiam tantas edificações em Botafogo e arredores.

terça-feira, 12 de abril de 2011


                             Outro exemplo de capa para os 78 rpm tendo o Rio como tema, e desta feita vos mostro esta raridade do selo Carioca, da Fábrica Portuguesa de Discos da Rádio Triunfo. A observar que o disco é do famosíssimo Dick Farney.

                       Algumas pessoas já haviam me perguntado antes, e só agora vou satisfazer suas curiosidades a respeito do como se fazia para comprar os discos de 78 rotações. Como sou das antigas, e me lembro perfeitamente de quando ia comprar discos, e mesmo nunca tendo comprado qualquer 78 rpm, meu pai comprara anos antes, eu via numas preteleiras a seção desses discos, e todos eles vinham com capas de papel individuais. Isso tudo por volta dos anos 50 e início dos 60. Nesta postagem está um exemplo de capa com o Rio de Janeiro como tema.

sexta-feira, 8 de abril de 2011


                        Esta capa de disco, me traz de volta à minha juventude em que frequentava os vários Bailes de Formatura do final do ano. Em alguns desses bailes lá tocou o conjunto do Steve Bernard, que fazia muito sucesso junto à rapaziada. Agradeço à colaboração do meu amigo Fernando, que continua colaborando com fotos de capas de discos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011


                        Monumento em praça pública homenageando a Noel Rosa. Este monumento foi criado em 18 de agosto de 1938, e colocado na Praça Tobias Barreto no bairro carioca de Vila Isabel, tendo posteriormente em 1946 sido transferido para a Praça Barão de Drummond no mesmo bairro. Estes dados me foram passados pela amiga Marilda, da comunidade orkutniana Rio Antigo - Saudades, a qual muito agradeço. Da sambista Aracy Cardoso será preciso falar alguma coisa ?

domingo, 3 de abril de 2011


                        Voltando um pouco ao tema Carvanal carioca, nada como relembrar nesta capa de disco da Emilinha Borba e Jorge Goulart, como eram as decorações colocadas nos principais logradouros do Centro da cidade do Rio de Janeiro. No caso esta decoração é a da Av. Presidente Vargas, onde se realizavam os vários tipos de desfiles. Outro logradouro que recebia também, com profusão estas decorações, era a Av. Rio Branco no Centro do Rio de Janeiro.